DRAMATURGIA COMO ESTRATÉGIA DE ESTRANHAMENTO OU ALTERIDADE E VIDA


PRÓLOGO
QUERO AGRADECER E COMEMORAR O CONVITE PARA
ESTAR AQUI HOJE*. AGRADEÇO E SAÚDO VINICIUS SOUZA,
LUCIANA ROMANOGLLI, ADYR ASSUNÇÃO, IGOR LEAL E
RODRIGO JERÔNIMO E VOCÊS QUE COMPÕEM CONOSCO
ESSA MESA. SAÚDO A COMPOSIÇÃO DESSA JANELA,
DESSE ESPAÇO, DESSA PERSPECTIVA DE PENSAMENTO
COMPARTILHADO EM TORNO DA DRAMATURGIA EM SUA
AMPLA CONCEPÇÃO DE AÇÃO E IMAGINAÇÃO ARTÍSTICA,
EM PRESENÇA.
PRIMEIRA PARTE:
A ALTERIDADE É UM PONTO DE VISTA, UM LUGAR DE
FALA, UM POSICIONAMENTO DO CORPO, UMA
CORPOREIDADE
MINHA OBRA É MINHA VIDA. 
EU SOU UMA ATRIX, ATORA, AUTORA DE MIM MESMA,
ATUATORA, TATUADORA DE MEMÓRIAS NO MEU CORPO,
AGENTE, PERFORMER, AGENCIADORA DE MUDANÇAS DE
PERCEPÇÃO EM MIM, NO MUNDO
FUI PARA A PERFORMANCE PARA APRENDER A SER
ARTISTA
SER ARTISTA É UM TIPO DE PERFORMANCE
EU FUI PARA A PERFORMANCE PARA APRENDER A SER
ARTISTA, PARA TENTAR ENTENDER E CONTINUAMENTE
RESSIGNIFICAR O QUE É SER ARTISTA
SER ARTISTA É INSCREVER BIOGRAFIAS NÃO
AUTORIZADAS NO CORPO
É DA ORDEM DA INVENÇÃO ESSE ESPAÇO DE ATUAÇÃO. 
COMO ARTISTA É MUITO IMPORTANTE PARA MIM
DESENVOLVER ESSE DEBATE SOBRE ALTERIDADE COMO
POTÊNCIA DE TRANSFORMAÇÃO DO QUE EU, DO QUE AS
PESSOAS IMAGINAM COMO CORPO A FIM DE ENTENDER,
COMO PERFORMER, POSSIBILIDADES DE AÇÃO POLÍTICA.
A EXPERIÊNCIA DO CORPO É A CORPOREIDADE - ESSE
CONJUNTO DINÂMICO DE EXPERIÊNCIAS E
CARACTERÍSTICAS, EXTREMAMENTE PESSOAIS E
PARTICULARES, EM DIÁLOGO CONSTANTE COM O
MUNDO
E A CORPOREIDADE É DA ORDEM DA DIFERENÇA, FALAR
DE ALTERIDADE É FALAR DE VIDA.
DE SUA DIMENSÃO DE SINGULARIDADE, DE EXPERIÊNCIA
EXPERIÊNCIA VIVIDA, COMPARTILHADA OU SOLITÁRIA,
EXPERIÊNCIA RELATADA, MEDIADA OU PRESENCIADA
UM TIPO DE VIDA-EXPERIÊNCIA QUE AS VEZES NÃO CABE
NO CORPO, NA PALAVRA, NA VOZ. 
E QUE É NESSE TRANSBORDAMENTO DE NÃO CABER QUE
SE TRADUZ O HIBRIDISMO DE FORMAS DE VIVER, DE
DIZER, DE ENCONTRAR, DE TRADUZIR, 
EU ACREDITO QUE É NESSA DIVERSIDADE DE FORMAS DE
VIDA QUE SE DESDOBRA A CRIAÇÃO DE LINGUAGEM NA
ARTE
CRIAÇÃO QUE BUSCA APROXIMAR E POR VEZES
DESLOCAR, PROVOCAR, CHOCAR, POR VEZES REAGIR E
ACOLHER, POR VEZES CONSTRUIR 
E É DESSA LINGUAGEM DERRAMADA DE UMA
DIVERSIDADE DE EXPERIÊNCIAS QUE PODE SURGIR UMA
PLURALIDADE DE ROTEIROS DO QUE ACONTECE, DO QUE
PODE ACONTECER, DA REINVENÇÃO DO QUE
SUPOSTAMENTE ACONTECEU: SÃO TIPOLOGIAS DE
ACONTECIMENTO, SÃO PERFORMANCES
FAÇO DRAMATURGIAS ENCARNADAS, ENSAIOS PARA O
CORPO, DRAMAS QUE SE VALEM DE ATORES VIVOS
CORTE:

2 - PROMISCUIDADE CRIATIVA: MANUAL DE 69 NOVAS
POSIÇÕES POLÍTICAS

NO BRASIL, VIVEMOS UM MOMENTO MUITO LOUCO, DE
QUESTIONAMENTO DE PRIVILÉGIOS. OBSERVAMOS
REAÇÕES DE VÁRIOS VETORES – PROGRESSISTAS,
MERCADOLÓGICOS, REACIONÁRIOS, ALIENADOS,
UTÓPICOS, INDIFERENTES... AS PESSOAS ESTÃO
EXPERIMENTANDO POSICIONAMENTOS, TEMPORÁRIOS
OU NÃO... 
AS PESSOAS ESTÃO SAINDO DO ARMÁRIO ASSIM COMO
AS PANELAS
HÁ UMA VERDADEIRA PROMISCUIDADE ENTRE AS IDÉIAS
DE PÚBLICO/PRIVADO ÍNTIMO/SOCIAL
PESSOAL/COLETIVO
ACREDITO QUE VERIFICAR A FERTILIDADE OU
INFERTILIDADE DESSA PROMISCUIDADE É O GRANDE
DESAFIO DA DISCUSSÃO POLÍTICA HOJE
PERCEBO, COMO ARTISTA, QUE O TRABALHO CRIATIVO
CONTEMPORÂNEO PROPÕE EXPERIÊNCIAS SOBRE COMO
EXPERIMENTAR PONTOS DE VISTA, PERSPECTIVAS,
POSICIONAMENTOS ESTÉTICO-ÉTICOS SOBRE TEMAS
INSTÁVEIS, AO MESMO TEMPO MUITO PARTICULARES E
MUITO SOCIAIS, QUE AFETAM A VIDA DA MAIORIA DAS
PESSOAS
A ALTERIDADE COMO UM TIPO DE CORPOREIDADE: É DO
CAMPO DO PARTICULAR, MAS TAMBÉM ESTÁ SEMPRE
EM RELAÇÃO AO OUTRO; É DO CAMPO DA EXPERIÊNCIA,
MAS TAMBÉM ESTÁ RELACIONADA COM A PERCEPÇÃO
A ARTE VAI PESQUISAR QUE TIPO DE RELAÇÃO COM O
OUTRO, SEJA DE AFETO, DE CONVÍVIO, DE CONFLITO
ESTÁ DISPONÍVEL PARA A CRIAÇÃO, 
QUE TIPO DE RELAÇÃO COM A HISTÓRIA, COM A
MEMÓRIA, A FIM DE INVENTAR OUTROS PACTOS
SIMBÓLICOS, 
QUE TIPO DE RELAÇÃO COM A IMAGEM, PARA
RESSIGNIFICAR REFERÊNCIAS IMAGÉTICO-CORPORAIS ATÉ
ENTÃO NOMEADAS

CORTE:

3 - A ESTRATÉGIA DE ESTRANHAMENTO COMO
PRINCÍPIO POÉTICO

ACHO INTERESSANTE PENSAR O MUNDO COMO UM
LUGAR EM QUE O ESTRANHAMENTO É NOSSO HABITAT
QUE EM QUE TODA FAMILIARIDADE PASSA A SER
SUSPEITA
A ARTE EXISTE COMO INTERFACE ENTRE MÚLTIPLOS
MODOS DE PERCEPÇÃO
COMO ENCRUZILHADA EM QUE REALIDADE, FANTASIA,
NOVO, CONHECIDO TEM QUE SE ENCONTRAR EM BUSCA
DE UMA NOVA POSSIBILIDADE DE EPIFANIA
SER É SER PERCEBIDO
O OBJETIVO DA POESIA É REMOVER A PELÍCULA DE
FAMILIARIDADE QUE COBRE O MUNDO
OU NOVOS EFEITOS DE PERCEPÇÃO, COM PRODUÇÃO DE
NOVOS SENTIDOS E REAÇÕES
DESCONTEXTUALIZAÇÃO DO NORMAL: O FATO DE QUE
SE PODE PERCEBER QUE MESMO O COTIDIANO PARTILHA
DA NATUREZA DO ESTRANHO
O ESTRANHO COMO DESVIO DA NORMA,
REPOSICIONAMENTO, RESSEMANTIZAÇÃO E RENOVAÇÃO
O ESTRANHO QUE SE TRANSFORMA TAMBÉM EM
INCÔMODO, DESCONFORTO, GROTESCO, SEMPRE
GERANDO EFEITOS DE EXPERIÊNCIA, DE CORPO, DE
PERCEPÇÃO DO NOVO 
A ESTRATÉGIA DO ESTRANHAMENTO COMO POTÊNCIA
DE CRIAÇÃO PARA ABORDAR ARTISTICAMENTE A
INTERCESSÃO ENTRE AS ESFERAS DO SENSÍVEL E DO
VIRTUAL EM QUE HOJE NOS MOVEMOS
PORQUE A PASSAGEM CADA VEZ MAIS FLUIDA ENTRE
ESSAS ESFERAS FAZEM DO ESPECTADOR, DO PÚBLICO,
UM SER HÍBRIDO, E, POR VEZES, TAMBÉM ESTRANHO,
UM SER QUE PRECISA LIDAR COM DIFERENTES
CATEGORIAS DE TEXTOS: UM TIPO DE DRAMATURGIA DA
ALTERIDADE

CORTE:

4-O QUEER COMO ESTRATÉGIA DE ESTRANHAMENTO
POLÍTICO

O QUEER FUNCIONA AQUI COMO UMA PALAVRA
ESCOLHIDA POR ARTISTAS, TEÓRICOS, MILITANTES POR
REPRESENTAR UMA REAPROPRIAÇÃO DE UM TERMO
PEJORATIVO QUE SIGNIFICAVA ESTRANHO, ESQUISITO E
ERA UM EQUIVALENTE AO BICHA, A SAPATÃO, AO
VEADINHO NO BRASIL
O QUEER FUNCIONA TAMBÉM COMO UM MEIO DE
CRITICAR A FORMA CONSERVADORA DE INCLUSÃO DE
UMA AGENDA DE RESPEITO ÀS ALTERIDADES SEM UMA
REAL TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE PARA TODOS E
NÃO SÓ PARA AQUELES SUJEITOS E CORPOS ACEITOS
DENTRO DOS PADRÕES ESTÉTICOS E MORAIS
ADEQUADOS A UMA SOCIEDADE DE CONSUMO
O QUEER SURGE COMO UM MOVIMENTO DE
VALORIZAÇÃO DOS DESVIOS, DOS DESVIADOS, COMO
POSSIBILIDADE DE REPENSAR A PRÓPRIA HISTÓRIA E AS
HERANÇAS CULTURAIS
NADA DE NEGAR OU DEIXAR NAS ENTRELINHAS – ISSO É
UM TIPO DE ALTERIDADE QUEER
O QUEER, DIFERENTE DE UMA POLÍTICA DE IDENTIDADE,
NÃO DEFENDE UMA IMAGEM POSITIVA OU NEGATIVA,
PORQUE AMBAS PODEM SER FACILMENTE
TRANSFORMADAS EM CLICHÊS.
O QUEER É COMO UM TIPO DE ORGULHO SOBRE AS
IMAGENS DESVIANTES DE UMA NORMA MAJORITÁRIA
IMAGENS QUE JUSTAMENTE POR ISSO, SÃO IMAGENS
BELAS, PARTICULARES E ORIGINAIS, COM POTÊNCIA DE
GERAR UMA EXPERIÊNCIA DE ALTERIDADE. 
ACREDITO NA IMPORTÂNCIA DE PESQUISAR IMAGENS
PLURAIS QUE REPRESENTEM UMA DEMOCRACIA REAL DE
SUJEITOS E CORPOS DIVERSOS, CRIANDO POLÊMICA E
LEVANTANDO ASSUNTOS POR VEZES DESCONFORTÁVEIS
DE TÃO ÍNTIMOS E AO MESMO TEMPO TÃO SOCIAIS 
MUITO OBRIGADA

*POR OCASIÃO DO DEBATE "DRAMATURGIA E ALTERIDADE" NA PROGRAMAÇÃO DO JANELA DE DRAMATURGIA, 2015, BELO HORIZONTE, ESPAÇO 104.

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