SE TOCA: DEVIR MANUAL LÉSBICO



por Ana Luisa Santos1

SE TOCA: DEVIR MANUAL LÉSBICO é um experimento performativo de criação literária ativista. O devir manual de uma performer lésbico-brasileira entre o luto e a luta contra o golpe anti-democrático que acontece no país em 2018. Um momento de escuta das vozes que se levantam contra o silenciamento imposto (mas não obedecido). Tocar os ouvidos, os dedos e outros membros do corpo que experimentamos, que enxergamos, que somos juntxs. Devir do compartilhamento manual da urgência lésbica de afeto contra a violência do patriarcado. A relação entre a vida e o dinheiro que perpassa os gêneros, os privilégios, as artes.

DEVIR MANUAL LÉSBICO é um ensaio tátil de um gesto íntimo. Desejo compartilhar responsabilidades, redistribuir violências e vulnerabilidades. Descrevo experiências afetivo-sociais de acordo com minhas intenções estético-políticas de atuação artística para a vida. Escrevo por impulso erótico através de sinopses de ações-pensamentos e anti-crimes. Cortejo o toque da presença. Condenso práticas de memória e de invenção desobediente de gêneros, narrativas ou ordens. Uso a voz que é corpo também, que é página, tinta, papel e espaço como estratégia de performance artística. Leia em voz alta como uma dramaturgia ao vido de nossa auto-curadoria. Denúncias e transmutações, levantes singulares dos avessos das certezas, das ideologias, das peles.

1ANA LUISA SANTOS é performer e escritora. Mestre em Comunicação Social/UFMG e Pós-Graduada em Arte da Performance/FAV, atua também como curadora em artes da presença na realização de exposições e residências artísticas, núcleos de pesquisa e criação, atividades de formação e política. Desenvolve trabalhos para teatro e dança, com destaque para dramaturgia e figurino. É idealizadora do PERFURA \ ATELIÊ DE PERFORMANCE e co-diretora da plataforma O QUE VOCÊ QUEER. Artista indicada ao Prêmio PIPA 2017. Vive e trabalha em São Paulo. 


Comentários